domingo, 15 de novembro de 2009

Não se chateie se alguém não lhe dá atenção.

Às vezes você acha que ao estar em dificuldade as pessoas te desprezam. Quando você decide tomar uma atitude para mudar de vida e, essa atitude inclui você precisar da ajuda de alguém, a pessoa a quem você se dirigiu não lhe dá a atenção que você espera. Você toma raiva daquela pessoa, se dirige a outro(a) amigo e, este não te dá atenção também. Sucessivas tentativas e o mesmo cenário. Não é a humanidade que não quer te ouvir. As pessoas gostam de ajudar. Mas, quem está te ouvindo quer ter uma esperança de que vale a pena te ajudar. Estender a mão, emprestar um dinheiro ou, até mesmo procurar palavras sábias para mudar a tua situação exige um desprendimento de energia que faz com que o solicitado pare pra pensar se vale a pena. Você fez um monte de besteiras por anos, meses ou até por poucos dias. Isto ainda está fresco na memória das pessoas. Quem não está dentro de você, pensa que você cometeu tais atos por ser sem vergonha, preguiçoso, descuidado etc. E, só você sabe porque entrou naquela enrascada. E, talvez não tem nada a ver com os adjetivos citados. Talvez você se deixou influenciar; curiosidade. O alheio, com suas responsabilidades, problemas pessoais, preocupações etc, achando não valer a pena, não quer se envolver com o problema de outrem. Por que ele vai se envolver se acha que sem demora você vai fazer a "burrada" toda de novo. Então, ele não se doa completamente e te dá uma atenção morna ou, até, bem fria. Diante desta desatenção alheia você fica chateado e resolve ir embora.
Mas, você quer ajuda, não quer? Quer sair desta situação, não quer? E, quem está na sua frente é quem você deposita fé que pode te ajudar, não é? Então reverta o pensamento desta pessoa. Faz ela te dá atenção. Faz ela ver que vai valer a pena e, que um dia ela vai sentir orgulho de ter te ajudado a sair desta. Veja um exemplo bíblico:
Mateus, capítulo 15, vesículo 21 ao 28.
21 Ora, partindo Jesus dali, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom.
22 E eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada.
23 Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós.
24 Respondeu-lhes Ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
25 Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me.
26 Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
27 Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.
Já pensou que situação? Jesus não dirigia a palavra a ela que estava com a filha em "maus lençóis". A pessoa em quem ela depositara sua fé, não estava te dando a atenção esperada. Ela, provavelmente viu ou ouviu sobre os milagres de Jesus em algum lugar e, sabia que era nEle que estava a saída do seu problema: a cura de sua filha. E, ela não desistiu diante da resistência de Jesus e, o Senhor lhe concedeu o milagre diante de tamanha humildade e persistência.
Agora, quer uma dica? Não saia dizendo seus problemas para todo mundo. Vá naquele(a) que você sabe que pode te dizer algo bom, te estender a mão etc. Ore a Deus e some com a sua fé, a inteligência que adiquiriu com sua experiência de vida.

2 comentários:

  1. Nós que vivemos a serviço do Reino de Deus temos a responsábilidade de transmitir sua vontade para toda a humanidade. Tanto os chamados justos e os ímpios devem ser alvo do amor de Deus q nós aprendemos atravez da revelação em Cristo Jesus. Esse exemplo deixado por Ele em favor da mulher cananeia nos dá base para vivermos atentos ao clamor dos que sofrem com todo tipo de mazelas do inimigo. O que nós cristãos devemos aprender é a ter a sensibilidade pela dor do nosso semelhante e buscarmos uma moldura na pessoa do nosso eterno Mestre.
    Assim poderemos estender a mão ao aflito e ao necessitado dizer "Não tenho ouro nem prata, mas aquilo que temos eu te dou..." Estamos nos momentos finais da história dessa criação e breve, muito em breve todo esse sofrimento terá fim, mas, importa que nós façamos tudo para aliviar e dar uma injeção de fé e esperança à aqueles que nós procuram.
    Deus lhe abençõe meu irmão.

    ResponderExcluir
  2. Pra falar a verdade eu mi vi por completo nesse tópico.Já passei por situações que precisava de um conselho amigo e o camarada só mi falou "Si vira,resolva seus problemas sozinhos",acho q o conselho que o Max dá de não si abir a qualquer uma uma boa dica pra mim..."maldito o homem que confia no homem!"

    ResponderExcluir