sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

É preciso se esforçar

Quando queremos conquistar uma vaga de emprego é preciso que coloquemos currículos, às vezes, em várias empresas para indicarmos que estamos sendo candidatos e, entre outras coisas, mostrarmos nossas experiências. Também recorremos a amigos para nos indicarem na empresa onde trabalham, para poderem dar uma força para sairmos do desemprego. E, para fazer isso é preciso fazer algum esforço. Você acorda, elabora um currículo usando um certo esforço para relembrar de todas as empresas que trabalhou, datas, nome de seus ex-gerentes, pensa, repensa, escreve, apaga e, tudo isso para você conquistar um lugar em uma empresa que te pagará um certo salário para que você adquira recursos para ter produtos neste país capitalista que vivemos, aliás, nosso querido Brasil.

Abraão teve que fazer grandes esforços e sacrifícios em obediência a Deus. Largou a cidade onde vivia, deixou sua parentela, levou seu filho para ser morto (a morte não aconteceu, pois Deus queria apenas testar sua fé) e, foi exemplo de obediência e fé para todos nós.

Para acontecer algo diferente, às vezes é preciso fazer algum sacrifício. Se ficarmos insistindo em permanecer com atitudes que nos leva a outras maneiras que nos trazem arrependimento, muito provavelmente, as frustrações continuaram acontecendo. Muitas vezes é preciso acabar com o problema pela raiz. Se o consumo de coisas materiais é compulsivo, que tal parar de andar com dinheiro? Que tal deixar o cartão de crédito ou débito em casa ou até em outro lugar que você não tenha acesso facilmente? Aos poucos vamos nos acostumando com a nova fase. Talvez seja sacrifício no início, mas provavelmente reparará que foi uma boa decisão. Conseguiu equilibrar ou eliminar uma parte que trazia arrependimentos. Equilibrar ou eliminar depende do seu esforço.

Você pode adquirir sabedoria dada por Deus. Na bíblia está escrito que Ele não faz acepções de pessoas que pedem sabedoria (Tiago 1:5).

Para ficarmos em comunhão com os ensinamentos bíblicos, também é preciso fazer esforços. Nem sempre é fácil orar pelos nossos inimigos, mas Jesus nos ensinou que amar quem nos ama é atitude simples, fácil. Devemos amar nossos inimigos, orar por eles e, se colocarmos na mente que nossa luta é contra os maus espíritos e não contra os homens, fica ainda mais fácil amar quem nos quer mal.

Enfim, observamos que dia-a-dia devemos nos esforçar em várias etapas da nossa vida. Mas, geralmente vale a pena se esse esforço é por uma boa causa. Se for para melhorar a sua vida ou para melhorar a vida de um outro ser, o sacrifício deve ser bem vindo. Termino este texto citando uma parte da bíblia que descreve uma mensagem dita por um anjo a Gideão, que malhava trigo no lagar: Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso (Juízes 6:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário